O primeiro momento ficou reservado a continuação do debate iniciado na semana anterior, sobre as competências relacionadas com a literacia da informação. Ainda nesta primeira parte da aula, o professor definiu qual seria o tema principal da cadeira. Sendo assim, o tema principal é: Tecnologias da Educação em Portugal.
Quanto ao segundo momento, este foi referente à formulação de questões de pesquisa. A formulação destas questões foi possível através da pesquisa de algumas dissertações existentes na Biblioteca da faculdade (FPCE).
Questões:
- “Como foi preparado, aprovado e experimentado o Decreto-Lei Nº 43/89 (Autonomia das Escolas) que reconhece a Necessidade de inverter a tradição de gestão demasiado centralizada em Portugal de forma a que se transfiram poderes para os níveis Regional e Local? (Lopes, 1999, p.4)”.
- “O que define ou caracteriza o discurso fundador da autonomia das escola? E o que define ou caracteriza o discurso relatado pela imprensa nacional sobre a autonomia das escolas no período de 1987 e 1991? (Lopes, 1999, p.4)”.
Fonte: Lopes, M.; (1999); “Autonomia das Escolas (Decreto-Lei Nº 43/89): Estudo Retrospectivo (1987-1991)”. Lisboa; Universidade de Lisboa; Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação.
- “Como é percepcionada pelos educadores-estagiários a realidade profissional da educação de infância? (Pires, 2005, p. 103)”.
- “Que dificuldades e constrangimentos experimentam os educadores-estagiários durante a fase de formação? (Pires, 2005, p. 103)”.
- “Como é que os educadores-estagiários caracterizam as práticas educativas do educador cooperante? E as práticas de supervisão? (Pires, 2005, p. 103)”.
Fonte: Pires, C.; (2005); “Aprender a ser educador de infância: entre a teoria e a prática – Estudo sobre a socialização profissional realizado no âmbito do estágio pedagógico com os educadores-estagiários do curso de Educação de infância”. Lisboa; Universidade de Lisboa; Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação.
No que diz respeito a aula teórica, nesta aula abordou-se as fases do processo de pesquisa. Nomeadamente, as duas primeiras.
O processo de pesquisa desenvolve-se em sete fazes. No link que se segue, está descrito de uma forma sucinta as componentes de cada fase. http://te.fpce.ul.pt/claroline/document/download.php?doc_url=%2Fmateriais%2FFases_do_processo_de_pesquisa.pdf
NOTA: Na próxima aula (8/10/2007), será a data de entrega do perfil de competências.
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