Após a pesquisa e análise de vários documentos sobre literacia da informação, penso que em cada uma das fases do processo de pesquisa, um cidadão com literacia em informação deve ser capaz:
Fase 1: Selecção de um tópico
- Identificar o problema ou necessidade através da leitura ou partilha de informação sobre um determinado assunto;
- Seleccionar o tópico para a pesquisa;
- Efectuar leituras/pesquisas prévias;
- Identificar conceitos e palavras-chave;
- Formular e analisar as necessidades específicas.
Fase 2: Explicitação do problema
- Redigir questões de pesquisa;
- Descobrir e explorar palavras-chave e ideias principais;
- Elaborar linhas orientadoras;
- Seleccionar tópicos para a pesquisa.
Fase 3: Pesquisa propriamente dita
- Identificar e localizar recursos específicos;
- Mobilizar recursos para pesquisa;
- Identificar e avaliar fontes de informação potenciais;
- Aceder à informação de que necessita de um modo eficaz e eficiente;
- Desenvolver estratégias para pesquisa de informação, com sucesso;
- Aceder a fontes, tanto electrónicas, como disponíveis a partir de outras tecnologias;
- Obter várias informações relacionadas a temática da pesquisa;
- Examinar, seleccionar e rejeitar recursos específicos;
- Utilizar estratégias eficazes de pesquisa recorrendo a palavras-chave, frases e conceitos.
Fase 4: Organização de uma bibliografia de trabalho
- Determinar a extensão da informação de que se necessita;
- Organizar e registar informação, para aplicação prática;
- Ler, observar e ouvir uma grande variedade de materiais apropriados;
- Reunir material de suporte ao assunto;
- Relacionar os conceitos existentes na informação recolhida;
- Analisar a informação recolhida;
- Reduzir o campo de estudo.
Fase 5: Avaliação dos recursos
- Avaliar criticamente a qualidade da informação;
- Avaliar o processo;
- Avaliar as fontes a utilizar (isto é, leituras, pontos de vista / opiniões, formatos de documentos);
- Rejeitar fontes que não servem as suas necessidades;
- Interrogar os recursos;
- Determinar a correcção, relevância e qualidade da informação (autor, data, etc);
- Diferenciar entre facto e opinião, concordância e discordância, fontes principais e secundárias, causa e efeito;
- Reconhecer a inter-relação entre os conceitos;
- Identificar diversidade e influência cultural;
- Reconhecer omissões e erros de lógica;
- Reflectir sobre as questões que surgem, rejeitando algumas ou todas; decidir recolher mais informação / documentação para substituir a anterior;
- Compreender as questões económicas, legais, e sociais que envolvem o uso da informação, e aceder e utilizar a informação de um modo ético e legal.
Fase 6: Articulação e elaboração final das ideias
- Reconhecer que a informação completa e precisa constitui a base de tomadas de decisão inteligentes;
- Usar a informação eficazmente de modo a conseguir um objectivo específico;
- Integrar informação nova num corpo de conhecimentos previamente existentes;
- Elaborar um esboço sobre à temática em estudo;
- Interpretar e sintetizar a informação recolhida;
- Relacionar informação de várias fontes;
- Encontrar formas eficazes/correctas para tirar e tomar notas;
- Resumir e registar a informação por palavras suas;
- Tirar breves conclusões baseadas na informação recolhida;
Fase 7: Preparação do texto final e respectiva Bibliografia
- Produzir um novo conhecimento;
- Utilizar a informação para o exercício de espírito crítico e para a resolução de problemas;
- Apresentar os resultados da pesquisa tendo em conta às questões iniciais da pesquisa;
- Saber fazer referências bibliográficas.
Fontes:
· Correia, A.; (Sem ano); “Literacia em informação para uma cidadania activa e eficiente” ; http://www.nclis.gov/libinter/infolitconf&meet/papers/correia-portuguese-fullpaper.pdf (Consultado em: 18/09/07).
· José António Calixto; (Sem ano);“Literacia da informação: um desafio para as bibliotecas” http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/artigo5551.PDF (Consultado em: 18/09/07).
· (Sem autor); (Sem ano); “Literacia da Informação: Porquê a Literacia da Informação?” http://www.esec-j-gomes-ferreira.rcts.pt/literacia.htm (Consultado em: 20/09/07).
· (Sem autor); (Sem Ano); “Fases do Processo de Pesquisa” http://te.fpce.ul.pt/claroline/document/download.php?doc_url=%2Fmateriais%2FFases_do_processo_de_pesquisa.pdf (Consultado em: 25/09/07).
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