domingo, 7 de outubro de 2007

O Perfil de Competências de um Cidadão Literato

Após a pesquisa e análise de vários documentos sobre literacia da informação, penso que em cada uma das fases do processo de pesquisa, um cidadão com literacia em informação deve ser capaz:

Fase 1: Selecção de um tópico

  • Identificar o problema ou necessidade através da leitura ou partilha de informação sobre um determinado assunto;
  • Seleccionar o tópico para a pesquisa;
  • Efectuar leituras/pesquisas prévias;
  • Identificar conceitos e palavras-chave;
  • Formular e analisar as necessidades específicas.

Fase 2: Explicitação do problema

  • Redigir questões de pesquisa;
  • Descobrir e explorar palavras-chave e ideias principais;
  • Elaborar linhas orientadoras;
  • Seleccionar tópicos para a pesquisa.

Fase 3: Pesquisa propriamente dita

  • Identificar e localizar recursos específicos;
  • Mobilizar recursos para pesquisa;
  • Identificar e avaliar fontes de informação potenciais;
  • Aceder à informação de que necessita de um modo eficaz e eficiente;
  • Desenvolver estratégias para pesquisa de informação, com sucesso;
  • Aceder a fontes, tanto electrónicas, como disponíveis a partir de outras tecnologias;
  • Obter várias informações relacionadas a temática da pesquisa;
  • Examinar, seleccionar e rejeitar recursos específicos;
  • Utilizar estratégias eficazes de pesquisa recorrendo a palavras-chave, frases e conceitos.


Fase 4: Organização de uma bibliografia de trabalho

  • Determinar a extensão da informação de que se necessita;
  • Organizar e registar informação, para aplicação prática;
  • Ler, observar e ouvir uma grande variedade de materiais apropriados;
  • Reunir material de suporte ao assunto;
  • Relacionar os conceitos existentes na informação recolhida;
  • Analisar a informação recolhida;
  • Reduzir o campo de estudo.

Fase 5: Avaliação dos recursos

  • Avaliar criticamente a qualidade da informação;
  • Avaliar o processo;
  • Avaliar as fontes a utilizar (isto é, leituras, pontos de vista / opiniões, formatos de documentos);
  • Rejeitar fontes que não servem as suas necessidades;
  • Interrogar os recursos;
  • Determinar a correcção, relevância e qualidade da informação (autor, data, etc);
  • Diferenciar entre facto e opinião, concordância e discordância, fontes principais e secundárias, causa e efeito;
  • Reconhecer a inter-relação entre os conceitos;
  • Identificar diversidade e influência cultural;
  • Reconhecer omissões e erros de lógica;
  • Reflectir sobre as questões que surgem, rejeitando algumas ou todas; decidir recolher mais informação / documentação para substituir a anterior;
  • Compreender as questões económicas, legais, e sociais que envolvem o uso da informação, e aceder e utilizar a informação de um modo ético e legal.

Fase 6: Articulação e elaboração final das ideias

  • Reconhecer que a informação completa e precisa constitui a base de tomadas de decisão inteligentes;
  • Usar a informação eficazmente de modo a conseguir um objectivo específico;
  • Integrar informação nova num corpo de conhecimentos previamente existentes;
  • Elaborar um esboço sobre à temática em estudo;
  • Interpretar e sintetizar a informação recolhida;
  • Relacionar informação de várias fontes;
  • Encontrar formas eficazes/correctas para tirar e tomar notas;
  • Resumir e registar a informação por palavras suas;
  • Tirar breves conclusões baseadas na informação recolhida;

Fase 7: Preparação do texto final e respectiva Bibliografia

  • Produzir um novo conhecimento;
  • Utilizar a informação para o exercício de espírito crítico e para a resolução de problemas;
  • Apresentar os resultados da pesquisa tendo em conta às questões iniciais da pesquisa;
  • Saber fazer referências bibliográficas.


Fontes:
· Correia, A.; (Sem ano); “Literacia em informação para uma cidadania activa e eficiente” ; http://www.nclis.gov/libinter/infolitconf&meet/papers/correia-portuguese-fullpaper.pdf (Consultado em: 18/09/07).

· José António Calixto; (Sem ano);“Literacia da informação: um desafio para as bibliotecas” http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/artigo5551.PDF (Consultado em: 18/09/07).

· (Sem autor); (Sem ano); “Literacia da Informação: Porquê a Literacia da Informação?” http://www.esec-j-gomes-ferreira.rcts.pt/literacia.htm (Consultado em: 20/09/07).

· (Sem autor); (Sem Ano); “Fases do Processo de Pesquisa” http://te.fpce.ul.pt/claroline/document/download.php?doc_url=%2Fmateriais%2FFases_do_processo_de_pesquisa.pdf (Consultado em: 25/09/07).


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